segunda-feira, 18 de março de 2013

Folar da Páscoa - receita



Uma das tradições da Páscoa é o folar. Experimente fazer um. E delicie-se!
 

Dependendo da região do país, os folares ou são doces ou salgados. O bolo simboliza o ninho, e os ovos a geração de uma nova vida. Deseja-se felicidade e prosperidade a alguém, quando se oferece um folar.

No norte, o folar de Chaves, por exemplo, é uma massa de pão, lêveda, recheada com carnes, fumadas ou não, no sul, o folar de Olhão é uma massa enrolada com açúcar e canela. No doce por exemplo, há o folar com ovos na massa e sem, com ovo em cima ou não, redondo ou oval, com canela, erva-doce, raspa de limão e laranja.

Os ovos que o cobrem são cozidos com casca de cebola para ficarem acastanhados. Experimente fazer um folar. Pode ser comido acabado de fazer, nos dias seguintes ou durante a semana, torrado com manteiga.


Ingredientes:

800 g de farinha
100 g de margarina
35 g de fermento de padeiro
250 g de açúcar
3 ovos
2 dl de leite morno
sal, canela e erva-doce q.b.
3 ou 4 ovos cozidos para enfeitar o folar

Preparação:

Dissolva o fermento num pouco de leite morno e junte alguma farinha. Faça uma bola bem húmida e deixe levedar 20 minutos. Amasse a restante farinha com o açúcar, o leite e os ovos e junte a bola de fermento. Bata bem. Acrescente a manteiga, o sal e as especiarias. Bata até a massa se soltar da tigela. Deixe levedar numa tigela tapada com 1 pano, em local protegido e ameno, durante + ou - 3 horas.

Faça então uma bola ligeiramente abolachada, onde coloca os ovos previamente cozidos e frios. Com um pouco de massa faça uns cordões que coloca a rodear os ovos. Pincele com gema de ovo, deixe levedar mais 1 pouco e leve a forno quente (200ºC) até ficar bem corado e cozido.
In: http://idademaior.sapo.pt/sabores-mediterranicos/receitas/folar-da-pascoa/

Sem comentários:

Enviar um comentário